Endereço do Blog:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

À moda da casa

Um dia dedicado à cultura e à cidadania. Este foi o resultado da festa de encerramento das atividades de 2009 do Instituto de Cidadania Padre Josimo Tavares (IPJ), que reuniu dezenas de pessoas, entre jovens e colaboradores, no último sábado, dia 19 de dezembro.

O sol também compareceu à reunião e garantiu um sábado de céu azul para a comunidade do Parque Rondon. Já pela manhã, era possível ouvir as batidas do rap ecoando pela rua em frente ao instituto, onde o grupo A Banca montou sua pick up e conduziu o som que animou a festa.

Em meio à performance musical, a parede central do instituto foi mudando de paisagem e revelou o trabalho talentoso de um grupo de grafiteiros e alunos, sob a coordenação do professor Rodrigo de Souza, o Gamão. A arte de rua, feita por várias mãos, encheu de vida os arredores do IPJ, com muita cor, expressão e criatividade.

Inédito no bairro, o evento de encerramento não foi apenas um momento de confraternização, mas também um espaço para o exercício da cidadania e da conscientização política, expresso nas letras de rap, no grafite e na mensagem de professores e alunos. “O grafite, por exemplo, é um meio de comunicação forte, de protesto. É uma forma de mostrar que a gente tem valor e sabe fazer arte, uma arte que vem da rua e demonstra a força da periferia”, explica Gamão.

Também os integrantes do grupo A Banca deixaram seu recado político-cultural para os jovens participantes do projeto. “Nós utilizamos o hip hop para politizar a meninada. É uma forma de fazer arte e também de conscientizar, despertar a busca de conhecimento”, afirma o MC e educador Alan Schark. “Esse tipo de iniciativa encoraja o jovem a perceber que ele não está sozinho e que tem valor. Também mostramos com essa oficina que DJ também pode ser uma profissão”, complementa Marcelo Silva Rocha, o DJ Bola.

Ao lado destes artistas da periferia com anos de estrada no movimento hip hop, alguns alunos do IPJ compartilharam seu conhecimento sobre a arte. Este foi o caso dos irmãos Erick, Jason, Erika e Wellington Teixeira, integrantes do grupo Expressão Periférica. Eles embalaram a platéia na tarde de sábado com composições próprias, ensaiadas sob a coordenação do professor de hip hop do instituto, Marcelo Alves Rodrigues. “O instituto me ajudou muito este ano, em várias coisas. Me ajudou, por exemplo, a desenvolver mais esse conhecimento do hip hop para chegar lá na frente e mostrar o meu trabalho. Foi só acreditar”, afirma Erick, 19 anos.

Ao final da festa, todos os alunos receberam o certificado de conclusão dos cursos oferecidos pelo IPJ. Também assistiram a uma apresentação de fotos, com os melhores momentos do instituto em 2009.

Balanço de 2009

Reportagem: Erick Teixeira

O Instituto de Cidadania Padre Josimo Tavares (IPJ) ofereceu atividades culturais e profissionalizantes em 2009, com o objetivo de preparar os jovens da comunidade para o mundo do trabalho e oferecer a eles ferramentas para o desenvolvimento da cidadania.

Foram várias oficinas realizadas ao longo do ano, entre elas a de Jornalismo Comunitário, Atendimento ao Cliente, Tecnologia e Cidadania, Grafite e Hip Hop. “As aulas contribuíram em vários
sentidos e ajudaram a trazer vida e conhecimento para o instituto e a comunidade”, destaca o coordenador geral do IPJ, Ailton Alves da Silva.

Segundo o presidente Antonio Pinto Miranda, o instituto enfrentou muitas batalhas em 2009, mas também obteve conquistas importantes, como a ampliação dos espaços para o melhor atendimento das famílias e dos alunos dos projetos associados ao Centro da Juventude e Centro da Criança e do Adolescente.

Para o próximo ano, estão previstas novas ações, como a construção de mais duas salas de aula e a inauguração de um laboratório de tecnologia, com equipamentos e ferramentas que ajudarão os jovens em seu caminho de preparação para o mundo do trabalho.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projeto Educacional Bloco a Bloco - Lego / Apresentação Final no Museu Catavento - 05 e 06 de Dezembro


O Projeto pretende fazer com que crianças e jovens atendidos pelos programas reflitam sobre o Brasil, suas cidades e comunidades, levantando demandas e buscando soluções responsáveis para seus problemas. Para isso, eles utilizaram a robótica educacional, o cinema e a arte da construção em LEGO, para expressar suas idéias e anseios para a construção de um novo país.
Em exposição acima, a maquete construída pelos jovens do Instituto Padre Josimo e Associação do Jd. Comercial.

Maquetes em exposição no Evento Bloco a Bloco da LEGO













Projeto de um teleférico na Comunidade,
criada por outra Instituição.













Projeto da comunidade de Recife, onde
foi criado por esses jovens um coletor de
água de esgoto para tratamento.













Jovens do Instituto Padre Josimo se interagindo
com os jovens de Recife.





Jovens do CJ Padre Josimo/Jd.Comercial
apresentando a maquete "A comunidade
que queremos"












Maquete mostranto a importância dos semáforos

inteligentes nas comunidades, a fim de evitar acidentes.











Maquete mostrando a importância de iluminação

externa em todas as vias públicas das comunidades.











Jovens do Instituto Padre Josimo e Jd.Comercial dividindo
as alegrias no Evento da LEGO



Competições de Robótica, onde o desafio era recolher todas as bolinhas, e porteriormente colocar todas as bolinhas de uma cor no campo verde e as outras no campo vermelho.





























segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Parque do Ibirapuera 24/11/2009.


Um dia de integração das turmas : manhã e tarde.


Sheila & Janda


Momento: Orientação geral.....


Alegria total da turma.Um dia maravilhoso!!!


Os Jovens: Julio Cesar & Sheila & Augusto


Equipe de Educadores (as) do Centro da Juventude que acompanharam os jovens no passeio ao Parque do Ibirapuera

Chegada da Turma do CJ - Parque do Ibirapuera

Passeio ao Teatro do SESI.Peça: Historia de muitos amores.A Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes.